Com o regresso da estação mais florida do ano, aumentam os níveis de pólenes no ar e com eles, os sintomas alérgicos.
Existem vários tipos de alergias e, consequentemente, diferentes manifestações das mesmas. As mais comuns são: respiratórias, alimentares, cutâneas, medicamentosas ou causadas por insetos.
Nesta altura da Primavera, as principais alergias são as respiratórias, uma vez que, os pólenes se tornam os principais alergénios do ambiente exterior, assim como, a maior probabilidade de picada por insetos.
É importante valorizar a doença alérgica, nomeadamente as alergias sazonais, de modo a diminuir o seu impacto, e melhorar a qualidade de vida de cada indivíduo.
A Farmácia Grave dá-lhe algumas dicas para se poder proteger e lidar com a Primavera da melhor maneira!
1. O que são alergias respiratórias?
As alergias respiratórias são uma complicação respiratória provocada pelo contacto com uma determina substância alergénica (ex.: pó, ácaros, pólenes ou pêlos dos animais), os quais desencadeiam uma reacção no sistema imunológico mais exacerbada.
Determinados indivíduos por terem uma maior predisposição genética ou uma maior sensibilidade do sistema imunitário, podem desenvolver mais facilmente este tipo de alergias.
2. Quais são as mais comuns?
As alergias respiratórias mais comuns são: rinite alérgica, asma, sinusite e conjuntivite alérgica.
3. Quais as principais manifestações alérgicas?
- Olhos vermelhos, lacrimejo e/ou prurido ocular;
- Espirros constantes;
- Corrimento, obstrução e/ou prurido nasal;
- Tosse e garganta irritada.
Como se pode proteger das alergias sazonais?
- Manter as janelas e portas fechadas durante o dia, principalmente nas horas de maior polinização (entre as 5h e as 10h);
- Arejar o quarto à noite, quando o ar é mais húmido e há menos concentração de pólenes;
- Manter a casa limpa e aspirada;
- Usar óculos de sol para proteger os olhos, principalmente nos dias de maior vento;
- Evitar ambientes fechados, poluídos e com fumos;
- Usar produtos com anti-histamínicos que ajudam a aliviar os sintomas alérgicos. Podem apresentar-se em colírios (ex.: Allergodil, Zaditen, Cetix), sprays nasais (ex.: Vibrocil Alergias, Lufeel), e mais frequentemente, em comprimidos (ex.: Telfast, Cetix). Na aplicação de colírios anti-histaminicos deve usar-se em conjunto colírios com ação hidratante, uma vez que os anti-histaminicos ressecam o olho.
- Usar corticosteróides intranasais para reduzir a inflamação do interior do nariz e, consequentemente, aliviar os sintomas de congestão nasal e/ou pingo do nariz;
- Fazer lavagens nasais diárias (ex.: Rhinomer ou Irigaston) para alívio da congestão nasal e, de forma, a garantir uma maior eficácia dos sprays nasais.
5. Em caso de asma, é necessário algum cuidado especial?
Além das recomendações abordadas anteriormente, o doente asmático tem indicação para manter o seu plano terapêutico habitual e manter o seguimento adequado com o seu médico.
Conte com a sua Farmácia Grave!
Dra. Margarida Melo
Farmacêutica