English
You have no items in your shopping cart.

DICAS da nutricionista para um Natal Saudável

Sempre que se aproxima o mês de dezembro o nosso pensamento centra-se naqueles dias festivos que têm direito a família, presentes, alegria e claro… uma mesa bem recheada!


Quando me aparecem clientes em pânico com estes dias as minhas primeiras palavras são: “o que poderá prejudicar o seu progresso é o que acontecerá entre os dias 2 de janeiro e 23 de dezembro”. Não existe uma poção mágica que anule as calorias das rabanadas, das azevias, dos coscorões, da aletria e do arroz doce.


Existem, sim, alguns conselhos que pode seguir para reduzir as calorias “extra” desta época festiva.


Dica 1
Mantenha-se saciado. Não se prive durante o dia para poder comer à noite. Só vai fazer com que essa refeição seja totalmente desequilibrada.


Dica 2
Inicie as refeições natalícias com uma sopa, de preferência rica em hortícolas. Substitua a batata por leguminosas, como o feijão, a ervilha ou o grão. A sopa sacia durante um maior período de tempo, evitando que “petisque” excessivamente as entradas calóricas e salgadas.


Dica 3
Sempre que possível, acompanhe as refeições com hortícolas e outros vegetais. Alguns exemplos são as tradicionais couves cozidas, grelos, cogumelos, beringelas e curgetes.


Dica 4
Opte pelos estufados (sem refogar!), pelos cozidos a vapor e pelos grelhados. Evite os fritos. Se assar, retire as partes mais escuras ou queimadas antes de servir.


Dica 5
Nestes dias festivos, a água é a única bebida que não deve faltar. Aromatizada ou natural, consuma-a ao longo do dia e à refeição. Assim, terá menos apetite para bebidas alcoólicas ou refrigerantes.


Dica 6
Tenha pão fresco variado, incluindo o integral. Um pão de qualidade irá fornecer menos calorias, gordura e sal do que bolachas, salgados e outros aperitivos.


Dica 7
Prefira figos, ameixas, passas e alperces secos ao invés de bolachas, aperitivos doces e bolos.
Apesar destas opções saudáveis terem uma maior quantidade de açúcar que a fruta fresca e, daí terem que ser consumidas com moderação, são ricas em fibra, pobres em gordura e com um baixo teor de sal.


Dica 8
Prepare uma grande e colorida salada de frutas e coloque-a no centro da mesa de Natal. Enfeite-a com uma romã. Este fruto fornece fibra e água, tirando a vontade de consumir “bombas calóricas”.


Dica 9
Aproveite as “mini-férias” para fazer uma caminhada em família!


Dica 10
A palavra-chave para esta época é “moderação”.


Colocar em prática as estratégias mencionadas irá ajudá-lo a fazer escolhas alimentares mais conscientes e a tornar o seu Natal um pouco mais saudável!


Dra. Rita Lourenço (4610N)
Nutricionista

Leave your comment