O exercício físico é uma ação e um resultado de uma atividade física planeada e estruturada que envolve movimentos corporais produzidos por músculos esqueléticos, que promovem um gasto de energia. Acaba por ser uma atividade que tem como objetivo promover e preservar a condição física de um indivíduo.
Diversos estudos têm vindo a provar que o exercício físico contribui para o bem-estar e para a saúde dos indivíduos em todas as faixas etárias. É um aliado perfeito para prevenir certas patologias, como a hipertensão e diabetes. Ajuda também a regular os valores dos triglicéridos e do colesterol e, a manter um peso saudável. Acrescenta-se a estas vantagens, os efeitos positivos no Sistema Nervoso, principalmente nos idosos.
Outros estudos comprovaram que o sedentarismo leva a efeitos negativos na saúde mental, sendo um fator de risco para transtornos depressivos, demência e até comprometimento cognitivo, inclusive nas pessoas mais velhas. É também sabido que programas de treino bem estruturados e individualizados, combatem eficazmente os sintomas anteriormente referidos, uma vez que o exercício físico tem a capacidade de modificar fatores de risco e mecanismos neuroprotetores, que irão reduzir declínios no desempenho cognitivo. Estes fatores e mecanismos, estão envolvidos no processo normal de envelhecimento e na proteção contra alterações referentes a doenças neurodegenerativas. Além destes benefícios, o exercício físico é benéfico no combate à sarcopenia, osteoporose e doenças reumatológicas.
É igualmente importante salientar que o exercício físico é um trunfo valioso para pessoas com deficiência. A dança, por exemplo, é um elemento de transformação pessoal e social para pessoas com deficiência, uma vez que permite experiências e reflexões sobre a aceitação dos diferentes corpos e expressões. Pessoas com deficiência conseguem ter uma maior qualidade de vida, com a prática de exercício físico, tornando-as mais capazes e autónomas. A prática de exercício físico, principalmente num contexto de desportos coletivos e educativos é muito importante para estas pessoas, facilitando a sua integração na sociedade e o desenvolvimento das suas capacidades em contexto sociocultural.
Desta forma, realço a importância do exercício físico para todos os indivíduos, independentemente da faixa etária, portadoras ou não, de alguma patologia ou deficiência. A verdade é que, de uma forma ou de outra, o exercício físico contribui positivamente para a saúde e bem-estar. Por fim, deixo aqui algumas recomendações de forma a potenciar o
bem-estar e a saúde:
- Caminhe diariamente, no mínimo, 30 minutos;
- Atinja os 10 000 passos diários;
- Alie à prática de exercício físico uma alimentação rica e equilibrada;
- Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia;
- Defina 1 hora para a prática de exercício físico;
- Faça pausas de 3 a 4 minutos para se movimentar no horário de trabalho;
- Pratique uma modalidade desportiva;
- Evite andar de elevador e opte pelas escadas;
- Utilize meios sustentáveis (bicicletas, transportes públicos, …) para se deslocar até ao local de trabalho.
Sara Rosa
Personal Trainer na Academia de Judo de Castelo Branco