O ambiente sob a máscara protetora pode desencadear vários problemas cutâneos, incluindo acne na zona do nariz, boca e queixo, mais recentemente apelidada de “mascne”.
A Farmácia Grave reuniu algumas dicas para acrescentar à sua rotina diária e restaurar a saúde da sua pele. Tome nota:
1. Qual a causa?
A “mascne” deve-se ao aumento da exposição da pele a um ambiente mais quente e húmido, proporcionado pela utilização contínua da máscara.
O calor, a fricção mecânica, a humidade e a oclusão do ar exalado ao falar e respirar propiciam o ambiente ideal para a multiplicação de microrganismos e, consequentemente, para o aumento da oleosidade e penetração de impurezas na pele. Além disso, a obstrução dos poros é responsável pelo aparecimento de várias formas de acne (tais como: pequenas borbulhas, pontos negros e acne grave) e até pode agravar outros problemas dermatológicos, como a rosácea e a dermatite seborreica.
2. Quais as zonas mais afetadas?
A “mascne” ocorre sobretudo em zonas com maior número de glândulas sebáceas, ou seja, na zona do nariz, boca e queixo.
Afeta particularmente a pele frágil, isto é, indivíduos com pele sensível e reativa e, sobretudo com pele com tendência acneica.
3. Como prevenir?
- Lave as mãos antes de tocar no rosto.
- Deixe a pele “respirar” sempre que possível (ex.: prática de exercício físico).
- Se usa máscara cirúrgica, troque-a regularmente (a cada 4 horas).
- Se prefere máscara de tecido, lave-a pelo menos 1 vez ao dia com um detergente suave que não irrite a pele, e esterilize-a com o vapor do ferro. Tenha atenção ao tipo de tecido! Deve ser 100% algodão.
- Privilegie uma alimentação saudável e equilibrada.
- Mantenha-se hidratado ao longo do dia (1,5L de água).
- Adote cuidados extra na sua rotina diária de pele:
- Limpe e hidrate, pelo menos 2 vezes ao dia (antes de colocar a máscara e ao final do dia). Sempre que possível, limpe a pele nos períodos de “máscara-free”.
- Procure soluções neutras (ou seja, com pH entre 4,5-5,5), pois respeitam a função barreira e o equilíbrio natural da pele. A água micelar é uma excelente opção!
- Evite produtos agressivos e com fragâncias.
- Após a limpeza, aplique um creme hidratante para criar uma barreira protetora entre a pele e a máscara e assim, evitar a fricção.
- Opte por um hidratante não gorduroso (não comedogénico) e com textura em gel para reduzir a produção de sebo (oleosidade).
- Aplique o hidratante 15 minutos antes de colocar a máscara para ser absorvido por completo.
- Pelo menos uma vez por semana, mime a sua pele com uma máscara facial calmante para refrescar e regenerar.
- Pontualmente, aplique um esfoliante suave. Estimula a renovação celular e desobstrui os poros, tornando a pele mais uniforme.
- Evite a maquilhagem. Além de contribuir para a obstrução dos poros, ainda piora o estado da “mascne”.
- Se usar maquilhagem, opte por fórmulas oil free e não comedogénicas. Experimente em evidenciar apenas alguns pontos do seu rosto, como os olhos. Outra opção será aplicar uma base adequada para peles acneicas.
Deve consultar um dermatologista nas situações em que a acne agrave ou se alastre para outras zonas do seu corpo. Assim irá usufruir de um acompanhamento mais especializado e de um tratamento mais específico para o seu caso.
Dra. Rita Mestre
Farmacêutica