1. O que são?
Os medicamentos manipulados são medicamentos únicos, preparados na dose e na quantidade adequada ao tratamento de um utente em particular. A sua preparação tem em conta as necessidades terapêuticas e as características individuais de cada utente.
Os medicamentos manipulados podem ser classificados em duas categorias:
- as fórmulas magistrais: quando preparados segundo uma receita médica que especifica o doente a quem o medicamento se destina;
- os preparados oficinais: se for de acordo com as indicações de uma Farmacopeia ou Formulário.
2. Em que situações são prescritos?
Muitas vezes os medicamentos manipulados constituem a única alternativa terapêutica disponível no mercado. Esta situação deve-se ao facto da Indústria Farmacêutica não comercializar o medicamento que mais se adequa ao utente, quer em termos de composição, dosagem ou forma farmacêutica.
3. Quais as vantagens?
- Regra geral, os medicamentos manipulados proporcionam uma melhor abordagem terapêutica, maximizando o sucesso do tratamento.
- Podem apresentar na sua composição uma ou mais substâncias ativas.
- Podem ser preparados na forma farmacêutica mais adequada, o que favorece a adesão à terapêutica.
- Como são personalizados e formulados à medida de cada utente, há menor risco de desenvolver efeitos secundários e o desperdício é mais reduzido.
- O rigor e qualidade na preparação permite fornecer o “medicamento certo na dose certa para a pessoa certa”.
Na Farmácia Grave, a sua preparação é apenas realizada por profissionais de saúde devidamente habilitados para tal, cumprindo as Boas Práticas de Laboratório e todas as normas em vigor, com base na legislação.
Caso o seu médico lhe prescreva um medicamento manipulado, consulte-nos!
Dra. Catarina Roque
Farmacêutica