“Como devo fazer a limpeza da minha prótese?”, “Que tipo de cola devo usar para fixar a minha prótese?”. Estas questões ainda suscitam algumas dúvidas na população em geral. Existem mitos que recomendam práticas que nem sempre são as mais indicadas. Contudo, pode adotar procedimentos bastante simples para cuidar corretamente da sua prótese removível!
Mas antes, vamos desmistificar alguns destes mitos!
a) A prótese precisa de ficar toda a noite em água com pastilha efervescente.
Mito! Basta 5 minutos. Coloque a prótese num copo com água morna juntamente com a pastilha. Esta desinfeção mais profunda é muito útil para remover a placa bacteriana, diminuindo o mau odor, gengivas inflamadas e cáries, uma vez que a escovagem da prótese não é suficiente.
b) A espuma de limpeza não deve ser usada na limpeza da prótese removível.
Mito! A espuma de limpeza pode ser uma alternativa às pastilhas efervescentes.
c) Na limpeza da prótese removível pode usar-se qualquer tipo de escova.
Mito! Existem escovas próprias para as próteses. Se usar uma escova normal, opte por uma mais dura. Quanto mais dura, melhor!
Não se esqueça de lavar os seus dentes sem a prótese e a língua também! Neste caso, utilize uma escova suave e, no final, passe o fio dentário.
d) A cola serve apenas para fixar a prótese.
Mito! A cola além de fixar a prótese, também aumenta a estabilidade e segurança para a mastigação e diminui a retenção de alimentos sob a prótese.
e) A prótese não precisa de ser lavada todos os dias.
Mito! Lave a sua prótese diariamente, de preferência após as refeições ou, pelo menos, 2 vezes ao dia. Utilize uma escova e espuma adequadas.
Na impossibilidade de o fazer, bocheche com água para eliminar os restos de comida.
A limpeza com as pastilhas efervescentes pode ser mais espaçada (1-2 vezes por semana).
Como referido anteriormente, a higienização das próteses dentárias é fulcral para garantir a Saúde Oral. Devem ser higienizadas, cuidadas, reparadas e revistas com a mesma preocupação e regularidade com que tratamos os nossos dentes. Assim, é possível manter o conforto, eficiência, segurança e estética que apresentavam no primeiro dia de utilização.
1. Como devo higienizar as próteses removíveis?
Retire a prótese: a limpeza deve ser sempre fora da boca;
Coloque uma toalha no lavatório: a toalha serve como “amortecedor”, caso a prótese caía;
Escove a prótese com um produto de limpeza adequado (ex.: espuma de limpeza): opte por uma escova dura. As escovas protéticas apresentam 2 lados: um de cerdas maior e mais comprido para a escovagem da parte externa da prótese e dos dentes; e outro, de cerdas mais estreito e bicudo para escovar as partes internas e estreitas dos ganchos dos dentes.
Evite as pastas de dentes comuns, pois provocam desgaste e irregularidades na superfície da prótese, tornando-a rugosa. A consequência será uma maior acumulação de resíduos, o que dificultará a sua higienização.
Enxague abundantemente com água morna;
Lave os seus dentes naturais e língua, antes de colocar a prótese.
2. Que outros cuidados devo ter?
Além dos cuidados de higiene, existem outras recomendações que ajudam a preservar a estrutura da prótese e, consequentemente, a sua correta manutenção.
Retire-a durante a noite, para evitar danos na boca;
Coloque-a em água, quando estiver fora da boca;
Manuseie-a com cuidado, para não cair;
Evite fumar, pois o tabaco promove a acumulação de bactérias e tártaro;
Evite alimentos muito rijos ou pegajosos, sob risco de quebrar a prótese;
Evite alimentos/bebidas pigmentados ou ácidos, pois podem manchar e desgastar a prótese.
Mesmo seguindo todos estes conselhos, pode ser difícil evitar o aparecimento de placa bacteriana e tártaro. Neste sentido, recomenda-se a ida ao dentista a cada 6 meses para uma limpeza mais profunda e eficiente, de forma a remover o tártaro e eventuais manchas mais resistentes à escovagem.
Dra. Leila Brandão
Dentista