English
You have no items in your shopping cart.

Pediculose: o que são piolhos?

A pediculose é o nome que se dá à infestação de humanos por piolhos. Os piolhos são insetos parasitas, sem asas, que precisam de um hospedeiro, como o ser humano, para completar o seu ciclo de vida.


Pequenos, mas visíveis, fixam-se no cabelo, junto ao couro cabeludo, alimentando-se de pequenas quantidades de sangue que sugam injetando uma espécie de saliva, que provoca prurido, a típica comichão, que surge como principal sintoma da pediculose.
Um piolho deposita 8 a 12 ovos por dia, as conhecidas lêndeas. Estas são ovais, esbranquiçadas, com cerca de 1 mm e, fixam-se nos cabelos. Ao fim de 7 a 10 dias nascem novos piolhos, que após 3 semanas atingem a idade adulta, podendo depois depositar mais ovos. Sabia que, um piolho pode pôr até 300 ovos durante a sua vida?


Esta infestação afeta principalmente crianças em idade escolar, mas pode acontecer em qualquer cabeça independentemente da idade, e em cabelos limpos ou sujos, porque ao contrário do que muitas vezes se pensa, esta não é uma questão de higiene. Os piolhos não saltam nem voam, mas passam facilmente por contacto direto de uma cabeça para outra, ou por contacto indireto através de chapéus, escovas, pentes e almofadas.


Perante uma suspeita de pediculose é necessário agir. Por isso, para controlar os piolhos no seu filho, deve:
1. Detetar
Sente o seu filho e coloque-lhe uma toalha branca sobre os ombros. Penteie o cabelo molhado com um pente de dentes finos, para detetar piolhos e lêndeas.
2. Avisar
Avise os professores e colegas de turma.
3. Tratar
Faça o tratamento com o produto adequado, sem inseticidas e com ação rápida e eficaz. Repita 7 dias depois.
4. Limpar
Lave toda a roupa a 60oC e aspire os sofás de tecido, carpetes e estofos do carro, caso tenham estado em contacto com o seu filho. Guarde o que não puder ser lavado num saco fechado ou numa caixa hermética durante 2 semanas.
5. Prevenir
Inspecione a cabeça dele regularmente com um pente de dentes finos.

 

Para cabelos livres de piolhos o tratamento mais eficaz consiste na aplicação de antiparasitários sob a forma de champô, solução, gel, creme ou loção. Aconselhe-se na Farmácia Grave para um uso correto do produto. Deve respeitar as instruções quanto à duração do tratamento e ao intervalo de tempo entre aplicações. Recomenda-se repetir o tratamento 7 ou 10 dias depois, pois é o tempo que uma lêndea demora a nascer. A primeira aplicação mata sobretudo piolhos adultos e jovens. Já a segunda mata os piolhos que, entretanto, saíram das lêndeas.


Os antiparasitários usam-se apenas em caso de infestação e com aconselhamento prévio: o seu uso em familiares sem infestação comprovada ou para prevenir reinfestações é desaconselhado, uma vez que reduz a eficácia de alguns antiparasitários. Destinados à prevenção existem outros produtos que poderá também encontrar na Farmácia Grave.


Siga ainda estas dicas de prevenção:
- Aconselhe o seu filho a evitar o contato direto entre cabeças.
- Caso ele tenha o cabelo comprido, opte por apanhá-lo.
- Diga-lhe para não partilhar roupa nem objetos pessoais.
- E diga-lhe para usar touca na piscina, pois os piolhos são bons nadadores.


Dra. Ana Roxo
Farmacêutica

 

Leave your comment