Com a chegada do frio, as constipações e as gripes estão à espreita e, por essa razão, torna-se essencial reforçar o seu sistema imunitário!
Prepare-se para o tempo frio! Leia as dicas da sua Farmácia Grave!
1. Porque razão as gripes e constipações ocorrem com maior frequência nos meses mais frios?
Tanto as constipações como as gripes são de origem viral (na constipação é o Rinovírus e, na gripe, o Influenza). O modo de transmissão é semelhante, através de espirros, tosse e contacto direto. Nos meses mais frios, o vírus é transmitido com maior facilidade, razão pela qual o pico destas doenças ocorre em dezembro e janeiro.
2. Como tratar alguns sintomas?
As sugestões que lhe apresentamos incidem no alívio de sintomas associados às constipações e gripes.
Deve sempre consultar o folheto informativo do medicamento e respeitar o modo de toma.
Para a febre e dor: medicamentos para baixar a temperatura (antipiréticos) e para aliviar a dor e mal-estar associado a gripes e constipações (analgésicos). Atenção! Estes medicamentos não combatem a inflamação!
Para a dor de garganta, rouquidão e afonia: medicamentos anti-inflamatórios, pastilhas com anestésicos locais e rebuçados emolientes ajudam a acalmar e aliviar a irritação da garganta.
Para a tosse: mucolíticos, expectorantes (tornam as secreções da tosse produtiva mais fluidas) e antitússicos (apenas se a tosse for seca, persistente e muita incomodativa). Existem formulações em xarope, gotas e pastilhas. Caso a tosse seja acompanhada de catarro, muco amarelado, esverdeado ou sangue, consulte um médico!
Para a congestão nasal: água do mar ou descongestionantes tópicos (em gel, spray ou gotas) ou por via oral.
Para o corrimento nasal ou rinorreia: medicamentos anti-histamínicos (indicados para alergias) ajudam a reduzir a quantidade de muco nasal e a comichão/irritação da mucosa. Além disso, aliviam a irritação nos olhos, espirros e tosse.
Para o cieiro e frieiras: hidratantes, sob a forma de stick (batom), pomada ou creme. O cieiro não afeta apenas os lábios, mas também as pálpebras, maçãs do rosto, palmas das mãos e dedos dos pés. Mantenha estas zonas hidratadas para prevenir/aliviar os sintomas de cieiro e frieiras.
É também importante que inclua suplementos que reforcem o seu sistema imunitário, para auxiliar na recuperação e, até como forma de prevenção!
3. Como prevenir?
Procure suplementos que contenham na sua composição:
Vitamina C - contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário. Intervém no metabolismo produtor de energia, reduzindo a sensação de cansaço e fadiga;
Equinácea – reforça as defesas das vias aéreas superiores: laringe, faringe e cavidade nasal. Além disso, estimula as defesas naturais do organismo;
Zinco – fortalece o sistema imunitário e é um importante antioxidante, protegendo as células contra oxidações indesejáveis;
Selénio – mineral com propriedades anti-inflamatórias e imunoestimulantes;
Propólis – Antimicrobiano natural;
Vitamina D – como estamos menos tempo expostos à luz solar, o nosso organismo pode não ser capaz de produzir esta vitamina em quantidade suficiente. Deste modo, torna-se importante a sua suplementação, pois protege o nosso sistema imunológico, com benefícios na redução do número de infeções respiratórias agudas.
Existem ainda outros hábitos, que pode colocar em prática, para o normal funcionamento do seu sistema imunitário, tais como:
pratique regularmente exercício físico;
mantenha uma alimentação saudável e equilibrada (rica em antioxidantes e ómegas-3 e 6);
ingira, pelo menos, 1,5 L água por dia.
Conte com a sua Farmácia Grave para enfrentar o frio da melhor forma!
Dra. Ana Monsanto
Médica de Família