English
You have no items in your shopping cart.

Regresso ao trabalho: como geri-lo sem stress?

As férias são o momento mais desejado para desligar, relaxar e recarregar baterias. As rotinas alteram-se e as preocupações diminuem.

 

Com o final das férias aproxima-se aquele período que gostaria de adiar o mais possível: o do regresso ao trabalho. A transição nem sempre é fácil: 4 em cada 10 pessoas sentem irritabilidade, cansaço e alterações quer no sono quer no apetite.

 

Não sabe como lidar com o stress e a ansiedade? A Farmácia Grave sugere algumas dicas para enfrentar esta fase com maior positivismo!
• Se durante as férias esteve ausente da sua habitação, regresse 1 ou 2 dias antes de começar a trabalhar para se readaptar à rotina e aos horários.
• Se conseguir, regresse ao trabalho a meio da semana – assim, são apenas 2 ou 3 dias de trabalho até ao fim de semana, sendo o impacto da mudança menor.
• Organize tudo o que necessita para regressar ao trabalho tranquilamente. Escolha a roupa, arrume o computador ou a pasta com o material. E não se esqueça das máscaras e do álcool gel.
• Tome sempre o pequeno-almoço e coma de 3 em 3h para evitar quebras de açúcar. A falta de açúcar causa cansaço e irritabilidade.
• Não tente fazer todo o trabalho de uma só vez – corre o risco de ficar ansioso, frustrado e cansado. Defina prioridades. Faça uma lista de tarefas para o ajudar.
• Termine o trabalho a horas e evite levá-lo para casa. É importante que aprenda a separar o espaço pessoal do profissional e que não gaste a energia da semana logo no primeiro dia.
• Depois do trabalho, arranje tempo para uma atividade que lhe dê prazer e energia. Por que não uma caminhada de 20 minutos? Ou, uma ida ao ginásio? Ou, simplesmente desfrutar do ar puro e respirar fundo? Irá adormecer mais facilmente.
• A meditação também pode ser uma boa aliada, tanto para começar o dia como para terminá-lo. Ajuda-o a focar nos seus objetivos e a estabelecer prioridades.
• Escreva 1 ou 2 frases motivacionais. Coloque-as na carteira ou na sua secretária para se lembrar delas nos momentos de maior stress e cansaço.
• Coma de forma saudável, beba muita água e cuide da sua pele. Nesta fase a pele encontra-se mais sensível e reativa.

 

É verdade que o primeiro dia é o que custa mais… Mas, o importante é que descomplique o regresso ao trabalho e se sinta o mais sereno possível. Por que não programar já o primeiro fim de semana depois das férias? Irá sentir-se mais animado e motivado ao longo da semana de trabalho.

 

Bom regresso!

 

Dra. Sílvia Simões
Farmacêutica

Leave your comment